Descobri durante as minhas navegações pela web um inventor de Ovar, Carlos Camoesas, que diz que desde 2003 tem fabricado triciclos reclinados, em circulação em Ovar e Vila Pouca de Aguiar, e que afirma serem os primeiros made in Portugal, até prova em contrário. Fiquei muito contente com esta descoberta. 😀 É muito fixe, só é pena a pouca informação disponível… 🙁
Pelos vistos houve (há?) um modelo para crianças e um para adultos:
Penso que o nome é “Tricla“.
Pedi mais info por e-mail (especificações técnicas, preço, se está em produção ou não, etc) mas já se passaram vários dias e não tive ainda resposta. 🙁 Alguém sabe alguma coisa disto?
12 comentários a “O primeiro triciclo reclinado feito em Portugal?”
Olá Ana,
Cá estou de novo, após algum tempo sem me dedicar à construção de velocípedes. Desta vez, em lugar de uma trike reclinada, fiz um quad reclinado para o meu filho. Uma semimaqueta à escala aproximada de 1/2, de um clássico da Ford, o sedan de 1934. Fará a sua estreia nos próximos dias, na praia do Furadouro/Ovar.
[IMG]http://i126.photobucket.com/albums/p85/camoesas/CamoesasovarcraftFordsedan1934pedalcarreplica.jpg[/IMG]
Os melhores cumprimentos,
Carlos
[…] um para juntar ao grupo de gente dedicada à criação de veículos a pedal especiais como o Carlos, o José, o Jaime, ou o […]
Ola Ana,
A tal tricla que fiz em 2006 e andou por Vila Pouca de Aguiar, tem andado por Chaves e esta quarta-feira 21 de Julho de 2010, Luis Camoesas;
“Chaves – Fátima em Tricícleta Reclinada Caseira para promover o xadrez. Numa iniciativa inédita para promover o Xadrez e as actividades mentais, A CASA DA MATEMÁTICA vai tentar concretizar a ligação entre Chaves e Fátima entre 21 e 25 de Julho, tentando dar jus à máxima “UMA MENTE SÃ EM CORPO SÂO” pedalando uma HOME-MADE RECUMBENT TRIKE construída pela OVARCRAFT. (…)”
http://axvr.blogs.sapo.pt/50694.html
http://fotos.sapo.pt/o63cFhfKjbMEVDissIZR
http://videos.sapo.pt/sseNFUKEdqYIrbz9HnaR
http://195.245.168.16/noticias/?t=Aventura-em-tricicleta-ao-longo-de-400-quilometros-e-cinco-dias.rtp&headline=20&visual=9&article=362385&tm=8
Os melhores cumprimentos,
Carlos
Olá Carlos,
Obrigada por partilhar. 🙂
O Luís agora tem é que convencer a esposa a deixar o carro e pedalar com ele noutro trike. 😉
Cumprimentos,
Olá Carlos,
Óptimo! Obrigada por partilhar. Também é curioso saber que o lançamento dos KMX teve eco em Portugal! 🙂
Cumprimentos,
Olá Ana,
Novamente um pouco fora de tempo mas, segui o seu conselho e estou a actualizar o meu site e pmais particularmente a secção dedicada às Triclas, já com mais info disponível e a aumentar.
http://www.ovarcraft.com/products.htm
Assim, tenho o prazer de informar que lá coloquei à disposição de todos os interessados, o “Manual das Tricicletas Reclinadas” que escrevi em 2006 e que acompanhou a única Tricla que “vendi”.
Respondendo directamente às suas perguntas:
– A carenagem era para a Tricla da foto.
– A marca lançada pela TV era…KMX.
É com enorme satisfação que vejo que a lista das reclinadas artesanais está a crescer em Portugal e que a “Cenas a Pedais” está atenta!
Os melhores cumprimentos,
Carlos Camoesas
[…] Carlos Camoesas, Ovar. José Aiveca, Beja. Jaime. Pedro Homem, Pinhal Novo. João, a.k.a. Tiengenhocas, Nazaré. […]
[…] com o Jaime, no Seixal, vão então 3, depois do Carlos Camoesas, em Ovar, e do José Aiveca, em […]
[…] é o segundo construtor caseiro de trikes em Portugal, de que tomo conhecimento, o primeiro foi o Carlos Camoesas, de Ovar. Muito […]
Olá Carlos,
Obrigada por responder, mesmo com atraso, não faz mal. 😉
Seria óptimo se conseguisse ter uma página com mais informação sobre esta sua obra, mais não seja por motivos históricos! 🙂
Obrigada pelos links para as imagens extra. Fiquei particularmente contente por ver uma ‘shell’ tipo velomobile! 😀 É para o triciclo em causa ou para outro?
Estou curiosa por saber que marca foi lançada pela RTP nesse ano… Não pode divulgar, por favor? 🙂
Cumprimentos, e votos de sucesso para todos esses seus projectos de “inventar e meter mãos-à-obra”!
Cumprimentos,
Ana
Cara Ana,
Aqui ficam links para a minha última criaçao; tricicleta reclinada com suspensao total e independente (Tricla GTFS). Também a tricicleta com que a minha filha comemorou o “Dia Sem Carros em Ovar/2004 e a capa do Jornal de Válega do dia 21 de Março de 2004.
Obrigado e parabéns pelas iniciativas da “cenasapedal”.
http://www.ovarcraft.com/tricicleta-reclinada.jpg
http://www.ovarcraft.com/tricicleta.jpg
http://www.ovarcraft.com/jornaldevalega2004-03-21.jpg
Cara Ana, obrigado por me ter enviado o email e peço desculpa por não ter respondido. Respondo aqui, pois directamente do seu mail, fiz o seguimento para o blog que é excelente.
Ao fim de uma semana, “só” tinha 375 mensagens por lêr, torna-se cansativo, admito que a grande maioria é spam. A minha página (http://www.ovarcraft.com) está desactualizada e só faço a manutençao mínima, de facto a empresa (em nome individual) está a passar um período de “stand-by”…
Sim, afirmo que fiz as primeiras tricicletas reclinadas em Portugal! Em 2003, durante o Dia Europeu sem Carros, em Ovar, uma delas foi exibida durante todo o dia no centro da cidade, foi assunto na Comunicação Social Local (Ovar e Válega, existem registos).
Também troquei alguns emails com a RTP na altura em que começaram a divulgar num programa para crianças, uma tricicleta, não digo a marca, a minha apareceu primeiro, se bem me lembro, exibi a minha em Váega e Ovar, na mesma semana em que foi feita pela primeira vez(Internacionalmente) a apresentação pública da que aparecia na TV.
Certamente no espaço de uma semana, eu não teria tempo de copiar, fazer, testar e exibir uma réplica!
(possuo documentação que se necessário, lhe enviarei para comprovar o que afirmo)
Obrigado por me fazer referência no seu blog, os melhores e mais cordiais cumprimentos,
Carlos Camoesas