Este vídeo do TransporteAtivo diz tudo. Mostra tudo. Dá para perceber, para sentir o que está errado nas nossas cidades, nas nossas ruas suburbanas. O silêncio, a paz, a segurança e tranquilidade, a socialização das pessoas, o usufruto da rua, do espaço exterior, público, dá lugar em poucos instantes, ao ruído, ao stress, ao risco, ao fumo, ao bloqueio do livre fluxo das pessoas no exterior.
Esta iniciativa no Rio de Janeiro, que aos domingos e feriados interdita o trânsito motorizado em algumas ruas, era uma excelente ideia para importar para Portugal. Talvez se as pessoas tiverem a oportunidade de experimentar a vida e a rua sem carros lhe ganhem o gosto e fiquem mais permeáveis e receptivas a medidas em prol de um urbanismo mais humano e de opções de mobilidade alternativas e mais sustentáveis.
2 comentários a “A.C. e D.C.: antes dos carros e depois dos carros”
esse site é 10
[…] Não se encontra muitos comentários do evento na blogosfera (ou mesmo na mais vasta “webosfera”), mas aqui fica um vídeo ilustrativo. Chamo especial atenção para o ponto de transição para a abertura ao trânsito automóvel. O mesmo momento identificado num vídeo de um evento similar no Rio de Janeiro (Brasil) que referi há uns tempos atrás… […]