Em Bogotá, Colômbia, todos os domingos, entre as 7h e as 14h, são “dias sem carros”. Uma enorme parte da cidade (100 km de ruas) é interdita ao trânsito automóvel e aberta às pessoas (2 milhões) para andarem de bicicleta, a pé, fazerem jogging, passearem e brincarem com os filhos, conviverem com a família e com as outras pessoas. Além da “Ciclovia” há a “Recreovia“, onde 20 palcos com actividades desportivas gratuitas animam a cidade e as pessoas. 🙂 Há quiosques de comida e de reparação de bicicletas. Tudo é mantido pelas equipas Bikewatch (estilo Baywatch, mas para a cidade). 🙂
Categorias
2 comentários a “Ciclovia”
Já tinha passado pelo blog dele algumas vezes. É daquelas aventuras que dão medo mas também muita inveja. 😉
O Nuno Pedrosa é um aventureiro de Leiria que está a percorrer a estrada Pan-americana, do Canadá à Argentina. Passou por Bogotá há poucos dias escreveu o seguinte:
“Bogotá é uma das capitais mundiais mais “amigas” dos ciclistas. Existem cerca de 300 km (sim, 300) de ciclovias espalhadas por toda a cidade, incluindo muitas vias principais que aos domingos são fechadas ao trânsito motorizado. A câmara municipal oferece concessões a dezenas de pequenas “tiendas” que vendem comidas e bebidas nas ciclovias, e as ruas da cidade enchem-se de ciclistas.”
Podem acompanhar a fantástica aventura do Nuno aqui http://www.ontheroad.eu.com/Portuguese/New%20Blog/PT-Blog.htm