Um video de ~15 min para vermos o paradigma da cidade autocêntrica “de fora”. É um filme alemão mas está dobrado em inglês (excepto os últimos 2 ou 3 min). Isto supostamente é em Munique em 1994. Entretanto, hoje em dia parece que Munique é das melhores cidades para circular de bicicleta! Mas será que o comportamento dos automobilistas continua a ser abusivo como antes? Ou seja, será um sítio bom para os ciclistas mas mau na mesma para peões, pessoas em cadeiras de rodas e com carrinhos de bebé, etc?…
Ao ver estas imagens só me lembro de Lisboa e outras cidades portuguesas. As pessoas são muito cegas e egoístas e este egocentrismo automóvel leva a que este possa literalmente obstruir, atropelar e destruir tudo impunemente: caminhos, pessoas, jardins, passeios,…
Gostava de ter coragem para fazer como o Michael e passar por cima dos carros estacionados nos passeios e ciclovias…
3 comentários a “A opressão dos humanos pelos automóveis (guiados pelos mesmos humanos…)”
Eheheh, gostei particularmente do “Erst blub, dann blob”. 🙂
isto foi a única coisa que descobri: http://www.ratgeberrecht.de/urteile/leitsatz/rl00907.html (em alemão)
o senhor conseguiu convencer o tribunal que a maneira como caminhava não danificava os automóveis, e por isso não foi condenado pelo que fazia.
Lembro-me de ter lido há uns meses que um tribunal alemão lhe tinha dado razão, por caminhar por cima de carros mal estacionados, mas não consigo descobrir onde. Deve ter sido numa das revistas do carbusters.
(tenho que há alguns anos fiz o mesmo algumas vezes, passando a bicicleta por cima dos carros na avenida das forças armadas quando os estes ocupavam todo o passeio)